terça-feira, 21 de junho de 2011

Massa Folhada



 Com a massa folhada você pode preparar receitas muito deliciosas e vários tipos de salgados.


Ingredientes

 1 xícara (chá) de leite (240 ml)
 1 tablete de fermento biológico (15g)
 4 colheres (sopa) de açúcar (48g)
 5 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada (600g)
 5 colheres (sopa) de manteiga derretida (60g)
 2 ovos médios batidos (100g)
 350 g de margarina vegetal para folhados
Modo de Fazer

Leve ao fogo uma panela com a metade do leite por 1 minuto, ou até alcançar 60ºC. Retire do fogo e transfira para uma tigela. Junte o fermento e o açúcar e mexa até ficar homogêneo. Acrescente 1 xícara (chá) de farinha de trigo e misture até ficar homogêneo. A seguir, cubra a tigela com o filme plástico e deixe crescer, em local aquecido, por 30 minutos. Assim que a massa crescer, junte, aos poucos, a farinha e o leite restantes, a manteiga e os ovos. Misture bem e transfira a massa para uma superfície enfarinhada. Sove a massa por 15 minutos e coloque de volta na tigela. Cubra com o filme plástico e deixe crescer, em local aquecido, por mais 1 hora.
Em seguida, coloque a massa sobre uma superfície enfarinhada e abra com um rolo até obter um retângulo, deixando 1 cm em toda a borda sem margarina. Observe bem que é só na metade da massa. Distribua a margarina para folhados na metade do ângulo, deixando 1 cm em toda a borda sem margarina. Observe bem que é só na metade da massa.
Dobre a massa escondendo a margarina e cubra com filme plástico. Leve à geladeira e deixe descansar por 15 minutos. Repita a operação mais duas vezes. Esta massa pode ser congelada. Para isso, estenda uma folha de filme plástico numa superfície lisa, coloque a massa aberta e enrole-a como um rocambole.



Eu fiz trouxinha de queijo provolone e catupiry

Ficaram deliciosas

Nenhum comentário:

Postar um comentário